Author: Hélio Maia

Resumo: O labirino

Educação Física para os gregos era ginástica, Platão por intermédio de Sócrates, afirmou que a educação ideal compreendia a ginástica para o corpo e a musica para alma, mas dois séculos depois de a Platão a ginástica, não possui aquele sentido grego tão abrangente.
Foi a parti de conhecimentos sobre anatomia e outras disciplinas afins, que o professor de educação física adquiriu estados profissional. A educação analisa apenas à luz dos inúmeros e indispensáveis auxílios da medicina, não se define.
Os gestos esportivos envolvem um domínio do tempo e espaço que se equiparam aos mais belos espetáculos de dança e as belas cadências da linguagem.Por mais que a manifestação do ser humano, o jogo é uma atividade voluntária, quando sujeito a ordens deixe ser jogo, que pode ser uma imitação forçada. As atividades em forma de jogo são as que mais podem facilitar o desenvolvimento da criança, em virtude da riqueza de oportunidades que o lúdico oferece.
O lúdico aparece como sua característica básica, na mediada em que o esporte será sempre um jogo, antes de mais nada.
As influencias políticas na educação fisica são por demais evidentes. Os jogos Olímpicos da antiguidade grega eram um poderoso veiculo de paz, pois palarisavam guerras mas, os da atualidade estimulam-nas e retratam-nas.
Desde de antiguidade clássica muitos pensadores consideram a ginastica uma ciencia, Aristoteles quando se referia a ciencia chamava "a ciencia da ginastica". Exatamente a partir da concepção do que seja educação fisica, podemos considera-la como ciencia deste ou daquele tipo.
Não se põe em dúvida entretanto, o objetivo da educação fisica: o movimento humano. Enquato ciência, seria pois, a que estuda o homem em movimento.

Mário Hélio Barbosa de Jesus

 

1 Response to “ ”

  1. História Educação Física: Cruz das Almas e Região

    Prezado Hélio Maia,
    Tal como no primeiro resumo, arrume o título do seu texto da seguinte forma:

    Resumo: OLIVEIRA, Vitor Marinho. O Labirinto. In: O que é educação física. São Paulo: Brasiliense, 1983.

    Meu comentário inicial desse resumo remete ao comentário inicial do resumo anterior: faça referência ao texto e ao autor (ele...). Tente identificar os critérios. Especificamente, este resumo acaba deixando de lado a exposição do tema central e da perspectiva do autor, de modo que você inicia seu resumo abordando uma especificidade do texto lido. Ou seja, você começa falando da ginástica na Grécia. Ora, se você reparar, esse é um dos argumentos que o autor utiliza para sustentar sua temática central, qual seja, o problema em se definir a educação física. Mais ainda, perceba que o autor recorre aos gregos justamente porque ele parte de uma perspectiva histórica para apresentar as possibilidades e impossibilidades de definição da educação física. Ou seja, historicamente a educação física foi e é constituída dessas outras áreas. Assim, você não apresenta o tema central e nem a perspectiva do autor. Mas se atem ao desenvolvimento do texto, tarefa que realiza de maneira elementar e profícua para um desenvolvimento mais claro. Além do mais, você não aborda as outras 5 áreas que o autor comenta, você detalha muito a ginástica, sendo que bastava dizer que o autor inicia o texto questionando se a “educação física é ginástica”, que para tanto recorre à história...
    Visite o blog de seus colegas, poderá lhe ajudar.
    Cordialmente,
    Prof. Renato Izidoro.


Leave a Reply

Ejemplo publicidad